segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Maracaju Investe na Educação Infantil



Parceria de Celso Vargas com Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo amplia formação de profissionais do município


Professores da rede municipal que atuam na educação infantil receberam capacitação do Sistema Público Aprende Brasil da Editora Positivo na última quinta-feira (05). Atualmente são beneficiados 4.989 alunos da Educação Infantil ao 9º Ano das Escolas Municipais de Maracaju.
Essa é uma parceria entre a gestão Celso Vargas Cidade Valorizada com o Sistema Aprende Brasil implantado em 2009 com objetivo de melhorar a educação do município.
A intenção é trazer referências para os professores em relação ao planejamento do trabalho com as crianças de forma intencional e consistente para que eles tenham mais segurança no desenvolvimento das propostas utilizando o livro integrado da Editora Positivo.
O tema proposto na discussão, Matemática na Educação Infantil, ressalta a importância de trabalhar essa disciplina para se tornar um processo lógico no desenvolvimento do aprendizado escolar.
Para isso acontecer é fundamental o papel do professor que analisa as situações didáticas do livro, como a criança se apropria da linguagem matemática. Ler, escrever, contar, medir, comparar, calcular, buscar soluções, interpretar e avaliar instrumentos para produzir, comunicar cultura e apropriar-se do conhecimento é uma tarefa que o professor precisa aplicar de acordo com cada aluno.
A assessora do Sistema Aprende Brasil, responsável pela formação, Celma Meirelles explica a importância da capacitação. “Nossa intenção é passar aos professores como eles podem aproximar as crianças aos conhecimentos matemáticos de forma significativa, de forma prazerosa, para que elas tenham um bom envolvimento para essa área e que possam ter sucesso na continuidade da vida escolar”, diz.
O método utilizado de ensino deve estar ligado a uma nova forma de interpretação. A matemática até poucos anos era ensinada de maneira decorativa. Atualmente há um novo modelo que aos poucos vai sendo implantado, para isso, a metodologia usada pelo professor precisa desenvolver a análise de julgar e argumentar, além de comunicar idéias por meio da linguagem matemática, tornar a criança leitora de textos matemáticos.
Benefícios
A secretária de educação Carolina Ferreira e Souza destaca a importância da formação aos professores da rede municipal de educação infantil. “É muito importante essa parceria com o Sistema Aprende Brasil porque eles trazem para os nossos professores a prática de atividades diferenciadas. É uma parceria importante e significativa“, comenta. Para o prefeito Celso Vargas (PTB) a parceria entre prefeitura e o sistema trouxe avanços para educação de Maracaju, com o aumento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - em algumas escolas. Ele acredita que esse índice se dá pelo conjunto de ações. “Temos investido 32% na educação, quando a obrigação do município é de investir 25%, isso mostra a preocupação de trazer uma educação melhor para Maracaju. Essas capacitações são outras ações; através desse trabalho os professores estão se reciclando e sendo cada vez mais qualificados, o IDEB aumentando e os filhos daqueles que ajudam Maracaju a se desenvolver, ganhando, com esse investimento na educação”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário